Alguma vez reparas-te em cartazes sobrepostos nas paredes? Ou qual foi o lugar mais poluído visualmente que já viste?
Bem a prática de sobrepor cartazes uns sobre os outros em ambientes públicos gera um fenômeno que transcende a poluição visual e se transforma num problema de Design Urbano. O design, sendo uma área que procura organizar e comunicar informações de forma eficiente e estética, a cada dia que passa enfrenta um desafio maior com o aumento descontrolado de camadas de anúncios que acabam saturando o espaço visual. Esse acúmulo compromete a legibilidade dos próprios cartazes e, a longo prazo, cria uma interferência que desfavorece tanto os anunciantes quanto o público-alvo, além de degradar a estética urbana. Felizmente, em Portugal essa prática não é muito usual., observamos cartazes nas paredes mas nunca de forma irregular ou extraordinária. No entanto em outros países infelizmente é uma situação bastante comum. Como por exemplo, em cidades de países como o Brasil, a Argentina, o México, o Japão e os Estados Unidos. É especialmente evidente em áreas com intensa atividade cultural e uma tradição de publicidade "alternativa", onde as ruas são usadas como extensão da arte urbana.
Do ponto de vista do design gráfico, essa prática revela uma incoerência. Enquanto o design procura comunicar claramente uma mensagem, o excesso de camadas e a sobreposição das mesmas acabam por sufocar a informação, tornando o conteúdo visualmente caótico. Essa situação poderia ser evitada com soluções de design que organizem melhor os espaços de anúncios, como murais específicos, painéis de uso controlado e situações com prazos determinados onde os responsáveis pelos cartazes controlassem o tempo de exposição dos mesmos.
Algumas sugestões de Soluções Visuais
Para incentivar o debate sobre soluções para a poluição visual, participa com a tua opinião sobre qual destas ideias de design urbano consideras mais eficiente.
1. Espaços dedicados para anúncios, evitando a sobreposição.
2. Painéis temporários que permitem apenas um certo número de anúncios simultaneamente. Ou,
3.Painéis digitais que limitam a exibição de anúncios conforme necessário.
– Vota na tua Preferida!
Para conseguir ilustrar melhor esta questão, observe as imagens abaixo retiradas de um vídeo onde acontece este tipo de situações. Esta referência foi a que me chamou a atenção para questionar este assunto. Uma vez que, para pessoas como eu, que não moram em locais onde esta prática acontece e que assim como eu não tinham consciência da existência desta situação é uma chamada de atenção para estarmos mais atentos. Como podemos observar mostra o problema mais tangível e compromete-nos à travessia de mudanças que deveriam ser postas em prática.
Como exercício prático, proponho um desafio: procurar e observar um espaço público onde existam cartazes sobrepostos nas paredes ou uma enorme quantidade dos mesmos. Imagina que és a pessoa responsável, ou o criador deles. Que tipo de sentimento ou até mesmo visualmente com que olhos observarias o ambiente e emoções isso te traria?
Deixo aqui o vídeo completo para quem deseja se aprofundar e visualizar o vídeo completo.
Sem comentários:
Enviar um comentário