A.M. Cassandre
A década de 1910 representou um período de grandes progressos tanto a nível económico, como tecnológico e cultural. Numa época na qual o cinema e a publicidade ganham cada vez mais relevância, os meios de comunicação social são revolucionados e transformam-se numa ferramenta comercial. O design em particular, procurou acompanhar as mudanças que se estavam a registar, experimentando uma abordagem modernizada e uma linguagem visual representativa da sociedade atual.
Influenciado pela Revolução da Indústria, o início do século XX caracterizou-se pelas inúmeras inovações e avanços. Paris começou a ser afirmada como o centro da cultura e das artes e o conceito de “Loucos Anos 20” foi sendo propagado com uma referência aos novos gostos da comunidade. Posto isto, a necessidade de promover as ideias em vigor e desenvolver uma melhoria no mercado, possibilitou a priorização das artes gráficas enquanto recurso de comunicação.
Antecedida pelos movimentos Arts and Crafts e Art Noveau, a expressão Arte Déco teve origem na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas. O surgimento deste novo estilo, veio apresentar uma abordagem renovada, tentando assim corromper com os princípios arcaicos que eram aplicados no design. Verificou-se uma evolução de uma imagem ligada às preferências filosóficas e políticas que geralmente eram definidas, para uma estética elegante e sofisticada. Existiu então uma geometrização e estilização das formas que levou os artistas a apostar nas Artes Decorativas como ilustração da beleza, da libertação e das artes do espetáculo.
Inicialmente,
este movimento era praticado com o intuito de promover peças de teatro e
apresentações de cabaré. No entanto, com o crescimento cada vez maior da
economia e da indústria, existiu uma necessidade de investir na publicidade de
modo a fazer progredir o mercado na sociedade. Por conseguinte, sendo
característico da Arte Déco a criação de uma imagem chamativa e individual, o
propósito do estilo foi expandido para a produção de anúncios atrativos e cativantes.
Para além de um instrumento de divulgação, a Arte
Déco manifestou-se ainda nas capas de livros que refletiam acerca das práticas
quotidianas modernas adotadas e estendeu-se pela arquitetura, moda, pintura,
etc… Apesar de ter entrado em decadência entre os anos 1935 e 1939, as influências
acabaram por permanecer em alguns aspetos que mais tarde voltaram a ser explorados.
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