Lourdes Castro é uma artista portuguesa que nasceu na ilha da Madeira em 1930 e vive nesse lugar, ainda hoje. Estudou pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa e em 1958 mudou-se para Paris onde formou, com René Bertholo, um grupo de artistas à volta da revista KWY. Esta revista era uma publicação artística, caseira e de tiragem limitada, com base na técnica da Serigrafia. A partir desta experiência, Lourdes Castro inicia uma pesquisa à volta da ideia de silhueta e sombra, o tema da sua obra até hoje. Lourdes desenha, borda, coleciona, imprime ou cola criando imagens e objetos que, de algum modo, refletem esse tema.
O livro, como lugar de exercício e experimentação, existe no trabalho de Lourdes Castro desde os anos 50, quando ainda não havia o conceito de Livro de artista, ela cria os primeiros exemplos: Livro de Instrumentos de Música (1956), Um livro de Modas (1956) ou Um Livro da Ilha da Madeira (1956).
Estes primeiros livros são exemplares únicos, que respeitam a estrutura do livro clássico: capa, contra-capa, páginas numeradas, criação de uma narrativa visual, mesmo não tendo texto.
A partir daqui, o livro de artista faz parte do processo de trabalho da artista e ela usa-o como lugar de pensar, fazer, aprender, arriscar ou surpreender. Suporta e experimenta a obra de maior escala tendo por isso essa vertente de atelier portátil, que me interessa aqui explorar. Livro-exploratório
Este exemplo faz parte de livros que são apenas folhas dobradas. Pétalas coladas sobre cartolina com excerto em francês do Evangelho de S. Mateus. Livro-dobrado
Este e outros exemplos funcionam quase como um Inventário de técnicas: caligrafia, serigrafia, colagem, bordado, desenho e fotografia. Todas as páginas de El silêncio têm colagens de materiais diferentes sobre cartão de diferentes espessuras. O livro avança numa associação de ideias que se desenvolvem através de formas, elementos, cores e materiais. Livro-coleção
Na série Avessos Encadeados, Lourdes Castro parte de uma palavra bordada em papel e vai seguindo o desenho do seu avesso numa sucessão de traços que vão ganhando novas leituras até se desmaterializarem por completo. Ombre foi o primeiro exemplo desta série. Livro-sequência
Deutsch Heft: O meu caderno de alemão pertence a Manuel Zimbro, 1973
Este exemplo consiste numa série de cadernos construídos com diversas técnicas e materiais que serviram de manual para ensinar a língua alemã a Manuel Zimbro, companheiro de Lourdes Castro. Livro-manual
Duma flôr só: (Dália singela entre o trevo), 1984
Desenhos de sombras à volta de um centro, são desenhos de sombras de flores que a artista fez diversas vezes, desta feita sob forma de livro desdobrável em 3 cadernos de papel fabriano dobrados e atados com fio de nastro. Livro-desenho
Todos os livros de Lourdes Castro cabem neste espaço de experimentação de preparação para a Obra, mas também são eles próprios Obra.
Este texto parte da memória da visita à exposição, Todos os Livros, que aconteceu na Fundação Calouste Gulbenkian em 2015, com recurso ao catálogo da mesma.
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