Palavras-chave: simplicidade, clareza, legibilidade e objetividade
O “Internacional Typographic Style" é uma interpretação sistemática do design gráfico presente entre as décadas de 1930 a 1950, que acabou por ser desenvolvido internacionalmente, sendo considerado como a base do estilo suíço. Esta realizou-se a partir dos movimentos artísticos como o De Stijl e a Bauhaus.
Neste estilo podemos observar diferentes características tais como os layouts assimétricos, utilizando grelhas e fontes sem serifa, como também os textos alinhados a esquerda sendo eles irregulares à direita. Neste estilo trocavam-se as ilustrações ou desenhos por fotografias.
A fotografia é outro elemento de design destinado a apresentar informações com clareza e sem nenhuma das influências persuasivas da propaganda ou publicidade comercial. Este foco tão forte na ordem e na clareza vem dos primeiros pioneiros do movimento, que acreditavam que o design é uma "atividade socialmente útil e importante... os designers definem seus papéis não como artistas, mas como canais objetivos para espalhar informações importantes entre os componentes da sociedade.” (Meggs' History of Graphic Design (4th ed.)).
Muitos dos primeiros trabalhos deste “Estilo Tipográfico Internacional” apresentavam a tipografia como elemento principal de design, para além de seu uso em texto. As influências deste movimento continuam a ser vistas como ensinamento e metodologia da teoria do design até aos dias de hoje.
Podemos considerar as palavras chave para este estilo: simplicidade, clareza, legibilidade e objetividade.
Alguns nomes como Ernst Keller, Josef Müller-Brockmann, Armin Hofmann, Max Bill eram conhecidos como mestres designers desta estilo. Algumas obras destes artistas seguem em baixo:
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