Alfonse Mucha, pôster de Gismonda, de Victorien Sardou, estrelado por Sarah Bernhardt no Théâtre de la Renaissance em Paris, 1894, litografia, 216 x 74,2 cm
Art Nouveau foi um movimento artístico que surgiu na França na década de 1890 e se desenvolveu até 1910, na era moderna da nossa sociedade. Este movimento surgiu durante a segunda Revolução Industrial e influenciou o mundo nas mais diversas formas de arte além do destaque ou do design. Este movimento contribuiu para o desenvolvimento social, estético, político e tecnológico que surgiu de uma contradição na estética da época, que se caracterizava pelo neoclassicismo e por uma visão puramente académica na estética e na pintura. O termo “art Nouveau” surgiu numa galeria dirigida por Marchand Samuel Bing localizada em Paris. Esta galeria ganhou visibilidade internacional onde muitos jovens artistas foram consecutivamente apresentados a novas correntes artísticas. É considerado um estilo transitório que evoluiu do historicismo e estabeleceu predominância na área do design durante o século XIX.
Caracteriza-se principalmente pela simplicidade, elegância feminina e um visual fantástico. É identificado pelo uso de ornamentação exagerada e uso de curvas; ou uso de núcleos vibrantes e elementos tipográficos decorativos. Já suas influências estéticas vêm do Rococó e do Ukyio-e.
Dentro do design podemos encontrar esse estilo na arquitetura, não em produtos imobiliários, na joalheria, na pintura e principalmente na publicidade (cartões). Aqui podemos verificar todos os elementos que caracterizam este movimento de forma clara e objetiva como a figura feminina, a ornamentação orgânica e a tipografia. Este estilo acabou surgindo com o objetivo de atender às necessidades do comércio de massa, por isso os designers procuraram encontrar métodos de impressão que pudessem ser aplicados, como é o caso da litografia.
Gostaria de destacar alguns exemplos do desenvolvimento da Art Nouveau nas letras. Em 1890, na Escola de Arte de Glasgow, um grupo de estudantes formados em “Os Quatro” desenvolveu um estilo muito original e simbólico. O grupo era composto por Charles Rennie Mackintosh, J. Herbert McNair, Margaret e Frances Macdonald. Inventámos um estilo geométrico de composição com uma combinação de elementos florais e curvilíneos e estruturas retilíneas. Macdonald também afirma pertencer ao grupo e ter convicções religiosas e usar ideias místicas em sua composição. Esta convergência entre a composição retilínea e estrutural mas o mundo da fantasia acabou por produzir um novo estilo.
Grupo "The Four", pôster do Instituto de Belas Artes de Glasgow, 1896
Destaco alguns artistas importantes desta época como Alfonse Mucha, Emilie Louise-Floge e Toulouse de Lautrec, onde podemos encontrar as características deste movimento não-design.
Imagens do link: https://www.wikiart.org/en/alphonse-mucha/poster-for-victorien-sardou-s-gismonda-starring-sarah-bernhardt-at-the-th%C3%A9%C3%A2tre -de-1894
Sem comentários:
Enviar um comentário