quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Uma Sociedade de Cores

Cores e Significados:

  • Azul: cor tradicional usada pela sociedade para representar os homens;
  • Rosa: cor tradicional usada pela sociedade para representar as mulheres;

Desde pequenos que nos é incutido que: a cor rosa é para meninas e o azul para meninos; as raparigas usam saias e vestidos, enquanto que os rapazes têm que usar calças ou calções; os rapazes brincam com os carros e super-heróis e as raparigas ficam-se pela maquilhagem e tarefas domésticas. A indústria dos brinquedos, hoje em dia, é o reflexo de muitos estereótipos deste género coagidos pela nossa sociedade. Cada vez mais existem crianças que têm gostos diferentes dos que lhe são impostos apenas por ter um determinado sexo sendo estas discriminadas e obrigadas a oprimir os seus sentimentos.

É necessário acabar com este tipo de estereótipos. É necessário quebrar a ideia de que existem coisas criadas para determinado sexo e que se não estiver tudo determinado e feito de uma determinada forma está errado. O design deve centrar-se nas vozes daqueles que são diretamente afetados pelo processo do design, ou seja, as crianças, não só as meninas ou os meninos, mas sim todas as crianças que possam a vir ter interesse pelo objeto.

Existem pessoas que não se identificam com o género que lhes foi atribuído à nascença ou não se identificam de todo com nenhum dos géneros. Este é um fator que se começa a manifestar nas crianças a partir dos 5-6 anos, principalmente devido à sua entrada na escola. Por isso, é fundamental a indústria cujo público alvo são crianças entre estas idades, ter em atenção a criação de produtos que abranjam e interessem a toda e qualquer criança, independentemente do seu género e independentemente da cor atribuída ao produto.


 

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