quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Bandcamp Fridays

Em Março, todos os concertos e festivais foram dados por cancelados ou adiados. Os músicos e os conjuntos de maior renome, possivelmente, puderam estar descansados em relação às suas finanças. O que nos leva a questionar, que apoio houveram para os artistas independentes?

Mike Campell, que trata do agendamento de artista para a Colony, em Woodstock, Nova Iorque, afirma que: “Para pequenos e médios artistas, a digressão é a sua fonte de rendimento”. Esta afirmação está bem sustentada. Emma Swift, música de Nashville, disse ao Los Angeles Times: “Quando a pandemia começou, perdi o meu emprego como música de digressões. E ao perder esse emprego, perdi meu fluxo de renda principal”. Tal sentimento é corroborado por James Felice. O músico dos Felice Brothers diz que 80% do rendimento da banda é proveniente dos espetáculos.


Com a principal fonte de rendimento obstruída, sobra o streaming. Com o confinamento, as plataformas de stream tiveram uma drástica subida de utilizadores, o que é um óptimo sinal, sobretudo para os grandes nomes da música. Um artista com bastante notoriedade consegue, através do streaming, obter uma vasta quantia de dinheiro. Tal não acontece com artista independentes. Sempre que uma música é tocada no Spotify, rende ao artista $0,0032. O que não é o suficiente para garantir um nível de vida digno e básico. Em relação a esta tema, o guitarrista Che Chen da banda 75 Dollar Bill comenta: “Podemos fazer 100 dólares por ano com streaming. (…) os royalties de uma música com 580 reproduções no Spotify dá o total de zero dólares e 20 cêntimos.”


Face a toda esta situação a plataforma Bandcamp criou as Bandcamp Fridays.
O que é o Bandcamp? É uma plataforma onde artista independentes podem vender e divulgar a sua música. No Bandcamp os fãs tem um contacto directo com os músicos.  Ao contrário das outras plataformas, o Bandcamp recebe de comissão 10-15% de cada venda, o restante vai para o artista.


Para ajudar os artistas da sua plataforma, o Bandcamp criou, como já referido anteriormente, o Bandcamp Fridays, que consiste no seguinte - Na primeira sexta feira de cada mês, o Bandcamp não recebe a sua comissão. Ou seja, os artistas recebem todo o dinheiro da venda. Segundo o site deles: “No espaço de quatro dias, os fãs colocaram mais de 20 milhões de dólares diretamente no bolso de artistas e de editoras.”
Músicos, como a já mencionada Emma Swift, conseguiram lucrar dinheiro suficiente para pagar as suas despesas. Swift diz o seguinte: “É o suficiente para comprar comida. E mantém as luzes acesas na minha casa.”


Quando falta uma semana para lançamento do seu novo disco, em  meados de Agosto, ela recebeu 1,400 dólares com a pré-venda. E na primeira sexta feira de Setembro, conseguiu obter mais 1,500 dólares.


Esta iniciativa vai durar até 2021. A próxima Bandcamp Friday ocorre já no dia 6 de Novembro. Fiquem com algumas sugestões:

https://vaiapraia.bandcamp.com / 

https://primeiradama.bandcamp.com /

https://juliajacklin.bandcamp.com/album/eastwick-cold-caller /

https://intlanthem.bandcamp.com/album/universal-beings-e-f-sides /

https://russianlibrary.bandcamp.com/album/folclore-impressionista-a-new-sensation-music-for-television /

https://yakuzacomkatana.bandcamp.com/releases /

https://kinggizzard.bandcamp.com/album/k-g /

https://galadrop.bandcamp.com/album/live-at-boom-july-24th-2018  /


---

Referências:

https://www.insidehook.com/article/music/independent-music-concerts?utm_source=direct&utm_medium=inline&utm_campaign=related


https://bandcamp.com/about


https://daily.bandcamp.com/features/bandcamp-covid-19-fundraiser

https://www.latimes.com/entertainment-arts/music/story/2020-09-22/bandcamp-anti-spotify-streaming

https://nyunews.com/arts/music/2020/09/14/bandcamp-support-independent-artists/

https://www.insidehook.com/article/music/bandcamp-fundraisers-july

https://www.nytimes.com/2016/08/20/arts/music/bandcamp-shopping-for-music.html


https://daily.bandcamp.com/features/update-on-bandcamp-fridays



Sem comentários:

Enviar um comentário