Designer gráfico, cineasta, tipógrafo e
ilustrador. Parece que não houve atividade criativa que limitasse as
capacidades de Satajit Ray (1921-1992).
Nascido em Calcutá, não é de se espantar que
Ray foi descendente de uma longa linhagem de criativos. Seu pai era escritor
além de ilustrador e seu avó foi escritor, ilustrador, filósofo e até
editor.
Apesar de todas suas vocações, a maior paixão
de Satajit Ray foi o cinema. Após muitos anos de trabalho na área de design de
comunicação Ray foi a Londres de encontro com o cineasta francês Jean Renoir e
ao ver o filme Ladri di biciclette se inspirou como jamais antes.
Seu portfólio cinematográfico inclui 37
filmes, diversas premiações reconhecidas e um forte apelo ao design mesmo após
a mudança de profissão. Satajit Ray criou muita da publicidade de seus filmes,
e seus posters eram obras cativantes.
Ao usar seus personagens em cenas quotidianas,
Ray humanizava o tom de seus filmes e posters. Ele estudou muito fotografia e o
fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson lhe proporcionou ângulos de
espontaneidade. Suas outras influências foram Nandalal Bose, Benode Behari
Mukherjee e a própria cidade de Calcutá, sua amada primeira casa.
Sua escolha usual eram colagens e cores
complementares, negando a estética colonial de sua época e ajudando a
solidificar a cultura indiana. Seus posters tinham como objetivo expor com
sensibilidade a essência de cada filme, o que contrariava a moda da época (até
dos dias de hoje) de estampar rostos de celebridades nas publicidades para
vender os filmes.
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